| 26/12/2004 13h17min
Mais de 6,3 mil pessoas foram mortas por ondas gigantes (tsunamis) causadas por um terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu o sudeste da Ásia neste domingo, dia 26. O tremor, cujo epicentro ficou na ilha de Sumatra, na Indonésia, provocou um gigantesco maremoto com ondas de 10 metros.
O Sri Lanka foi um dos países mais atingidos, além da Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e a região das ilhas Maldívias. Dezenas de turistas que mergulhavam em corais da região estão desaparecidos e há milhares de pessoas desabrigadas.
No sul da Índia, parentes em prantos se reuniam ao redor de dezenas de corpos nas praias no sul da Índia. Grandes porções de terra foram inundadas em um dos piores desastres naturais do país. Ondas fortes e ventos atingiram Tamil Nadu e o estado vizinho de Andhra Pradesh, deixando milhares de pessoas desabrigadas e centenas de pescadores desaparecidos.
– Eu estava tirando os peixes da rede de manhã quando vi as ondas subindo de maneira alarmante – disse Ravichandran, 32, pescador da praia de Elliot, em Madras. – Eu corri e tirei minha mulher e os dois filhos de casa, a água já estava entrando na nossa tenda.
Cabanas na costa de Madras, onde cem pessoas morreram, ficaram submersas. Centenas de moradores fugiram para áreas mais altas carregando potes e panelas.
– Eu estava tomando banho e antes de perceber o que estava acontecendo, a água entrou no banheiro – disse outro pescador, chamado Pazhani. – Fiquei tão assutado que corri.
– Eu estava tomando café da manhã com meus três filhos quando a água começou a entrar em minha casa. Tivemos que largar tudo e fugir. Não sabemos o que aconteceu com nossa TV, rádio, utensílios – disse sua mulher, Lakshmi, chorando.
Pessoas carregavam corpos em sacos para hospitais da região, onde dezenas de mortos estão alinhados nos corredores.
– Senti como se estivesse em um trem. Me virei e vi um copo com uma flor balançando na mesa – disse o morador de Madras Rajani Unni, que sentiu o tremor em seu apartamento, a cerca de cem metros da praia Elliot.
Em Andhra Pradesh, cerca de 400 pescadores estão desaparecidos e 200 hindus que foram à praia para fazer rituais de submersão podem ter morrido. As forças armadas foram colocadas em alerta para ajudar nas operações de resgate.
Quase 500 turistas ficaram isolados em uma pedra no mar na costa de Kanyakumari, extremo sul da Índia, disseram testemunhas. Duas refinarias de petróleo na costa leste não foram prejudicadas e estão operando normalmente, segundo relatos inicais.
A Chennai Petroleum Corp Ltd, subsidiária da estatal Indian Oil, opera uma refinaria em Madras. A Hindustan Petroleum tem uma refinaria na cidade costeira de Vishakapatnam.
Com informações da Rádio Gaúcha e Agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.